MINIMALISM // Ano Novo, Mudanças no Blogue

Comecei a escrever este texto umas 500 vezes, tenho notas que nunca mais acabam no email, no telefone, nos cadernos.

No fundo acho que me estava a custar admitir esta mudança no blogue... Há algum tempo que vou avisando que algumas mudanças de avizinham e acho que isso é visível pelas minhas longas ausências.


Quando comecei aqui a escrever em junho de 2015 eu queria que o MARGARITA fosse essencialmente um blogue de moda, depois transitei para uma fase em que me comecei a interessar mais pela ideia de ser um blogue de beleza... Hoje, eu sinto que devo escrever sobre aquilo que de momento eu me interesso mesmo - moda e beleza sustentável. Viver com menos, viver com o essencial, consumir de forma consciente - já tinha dito há uns tempos que o minimalismo é algo que me interessa (aqui)

Esta minha mudança começou porque fiquei desempregada e percebi que eu comprava por impulso quando tive de terminar com esses impulsos. Fiquei desempregada duas vezes em 2016 (já tinha dito isso aqui) e isso mudou a minha forma de consumir.

Quando comecei a receber um ordenado fixo eu comecei a comprar muito e mau, 90% das vezes nem usava aquilo que comprava e tinha um emprego no qual não sentia qualquer necessidade de me aperaltar ou comprar as peças de tendência que eu comprava. Eu, louca dos básicos toda a vida a comprar peças tendência que eu não gostava de usar no dia-a-dia, mas não conseguia perceber que gostar das tendências me obrigava a usa-las.

E foi nisso que o desemprego me mudou... deixei de consumir por impulso apesar de continuar a correr todas as minhas lojas favoritas deixei de comprar à primeira (volto a loja 3 ou 4 vezes para ter a certeza que quero aquele produto), passei a experimentar a roupa nas próprias lojas, comecei a pensar em cada peça que agarrava e perguntava-me "visualizas 4 conjuntos com esta peça?" se a resposta fosse não, ficava na loja.

A partir de hoje vou-vos mostrar a minha jornada por uma vida com menos, vou falar sobre as minhas experiências e a forma como me sinto. Com esta mudança coloco o meu album de Pinterest sobre o minimalismo publico que quase todos os dias é actualizado.



Sei que as pessoas que me seguem por aqui não me começaram a ler a pensar em consumo consciente, mas é nisso que eu acredito agora e espero conseguir pelo menos inspirar uma pessoa a querer mudar os seus hábitos. A todos os que têm estado por aqui, obrigada sou muito grata pela vossa presença.

Beijinhos e não se esqueçam de me seguir nas redes sociais (Facebook | Instagram | Pinterest | Bloglovin).

6 comentários

  1. Olá, Diana,
    Há uns anos atrás também era como tu: quem é que já não gastou dinheiro em cremes que não utiliza e tem o armário cheio de roupas que usa uma vez e nunca mais lhes pegamos?
    Em 2016, também comecei a ganhar mais consciência. Como estou sempre a usar a mesma roupa para o trabalho, percebi que só poderia vestir a roupa de que eu mesmo gostava ao fim-de-semana e por isso não valia a pena comprar aquele-top-que-dá-para-aquela-saída-a-noite ou aquele-sapato-salto-alto-que-da-jeito-para-ir-a-discoteca-que-eu-nunca-vou. Parece que temos de estar sempre a comprar e a gastar dinheiro em coisas baratas, sem qualidade, só porque toda a gente compra. E então comecei por optar por looks bastantes simples: tshirts, calças de ganga, botas, e casacos básicos. Ao fim-de-semana tinha a minha vestimenta e percebi que não precisava assim de tanta roupa: um "traje" do trabalho é sempre nos mesmos moldes e o "traje" do fim-de-semana é o mais confortável possível.
    Falando um pouco da beleza, comecei a pensar mais em produtos biológicos ou sustentáveis: o fato de ter comprado um produto mais barato e de cada vez que o coloco no rosto fazer alguma impressão (como se ardesse) fez me ver que mais valia investir em produtos de qualidade e se fossem naturais, ainda melhor!
    Abracei esta filosofia mais minimalista, como tu, e, aos poucos, espero eu, tenho mudado comportamentos para não ter sempre mais e ter apenas o necessário que me é útil e bom!
    Fico contente por saber que mais alguém pensa assim como eu e por isso vou estar atenta a seguir-te por aqui para também tirar algumas dica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Rita saber que não estou sozinha nesta jornada! E é bom saber que pouco e pouco todos nós vamos mudando um pouco a nossa consciência para o consumo. Eu estou mesmo a aprender a viver com menos, até agora não tem sido fácil ceder as tentações ainda por cima numa época de saldos, mas estou a conseguir estou a controlar-me e espero continuar. Posso dizer que sou ansiosa mesmo muito ansiosa (sofro mesmo de ansiedade generalizada com ataques de pânico) e no ultimo mês em que comecei a praticar o desapego e a doar as coisas de que não preciso a minha ansiedade melhorou imenso.

      Obrigada por estares aqui e sempre que tiveres uma sugestão fico a tua espera nos comentários. Beijinhos grandes

      Eliminar
  2. Gosto imenso da tua linha de pensamento. Admito que neste momento estou com a forma de pensar "comprar tudoooo" (mais na maquilhagem que em roupa, no meu caso) e acho que também me faz falta pôr um bocadinho as coisas em perspectiva!
    Super entusiasmada por ver mais desta tua nova etapa!

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que os primeiros anos de trabalho a serio nós acabamos mesmo por comprar sem pensar (creio que também é o teu caso) ainda assim a maquilhagem que tu compras é boa e vale a pena na grande maioria, se não for o caso é simples arranja-lhe uma nova casa acredito que vá funcionar em alguém. Beijinhos Marta <3

      Eliminar
  3. Ja vivo um estilo minimalista ha uns 3 anos, e posso dizer que mudou por completo a minha vida e a minha maneira de ver a vida e apreciar este mundo em que vivemos.
    Mal posso esperar por ler mais sobre a tua jornada =)

    Sophie // The Tomorrow at Dawn

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito da dica em cima na imagem! Cá estaremos para te acompanhar!! Just do it!! heeheheh

    ResponderEliminar

© Daily Pursuits. Design by Fearne.